Futuro promissor: 4 áreas profissionais que estão cada vez mais valorizadas

Cada vez que passa, o mercado de trabalho tem mudado bastante os rumos e tudo tem se transformado. Nova profissões surgem, outras deixam de existir, as demandas vão mudando e mais um monte de coisa acontece nesse processo.

Porém, muitas vezes não conseguimos acompanhar essas mudanças e podemos ter até a sensação de que estamos ficando para trás. Pensando nisso, neste texto trazemos 4 áreas profissionais que estão cada vez mais em alta. Veja mais abaixo!

Fonte: unsplash.com

Porque você deveria conhecer as profissões do futuro

Em um cenário mais fantasioso, quando se fala em profissões do futuro, alguns podem imaginar uma pessoa vestida de traje metálico futurista em um ambiente muito tecnológico, mas claro, não tem nada a ver com isso. O ponto é: profissões do futuro são cargos e funções que atendem às demandas de agora e do futuro.

Digo isso porque tudo está mudando muito rápido e não seria diferente com o mercado de trabalho. Isso está muito relacionado também à questão geracional: quanto mais novas gerações vão surgindo, novas necessidades aparecem e novos cargos vão surgindo.

De fato, algumas profissões são extintas e outras moldadas a esse novos modelos, mas não necessariamente quer dizer que uma é mais importante que a outra. Por isso, voltando ao ponto central, só quer dizer que o mundo possui novas demandas e novos cargos precisam ser criados para suprir essas necessidades.

Fonte: unsplash.com

CONFIRA MAIS: Vagas de trabalho remoto – Veja como candidatar-se ainda hoje

Profissões promissoras

Pensando nesse cenário de demanda, confira algumas das profissões do futuro que podem ser bem interessantes para você.

Programação

Desenvolvedores de sistema, segurança de dados, suporte técnico, cloud computing, mobile… a lista é bem grande, mas o fato é que a área de tecnologia (principalmente as que envolvem programação) estão cada vez mais sendo buscadas (e pagam bem!).

Claro que algumas são mais requisitadas e mais procuradas pelos profissionais e pelas empresas, porém, como estamos cada vez mais em um mundo digital, a demanda por essas áreas tem sido crescente.

Criadores de conteúdo/influenciadores

Pode até haver algumas pessoas que não levem essas profissões tão a sério, mas é inegável o sucesso e espaço que esses profissionais estão conquistando. Cada vez mais as empresas têm visto o investimento que é ter seu nome atrelado a algum creator.

Aliás, você sabe que é muito comunicativo, criativo e sonha em ser seu próprio chefe? Então essa é a área ideal para você.

Experiência do usuário

Pode envolver diversos profissionais: UX writers, UX designers, Web design, Technical Writer e muitos outros. Cada vez mais o foco das empresas tem sido o cliente e a sua experiência, aliás, no final das contas quem gera lucro é quem compra/consome.

Marketing digital

Pelo grande crescimento do digital, esse ramo se desenvolveu e tem crescido de forma gigantesca. Seria difícil elencar todos os cargos e funções possíveis de serem exercidas nesse ramo, mas as possibilidades são imensas e podem trazer um grande financeiro.

Uma observação importante! Muitos falam que essa área é muito rentável – e de fato é! -, mas é necessário muito estudo, um planejamento bem feito e consistência, caso contrário, a falência é uma garantia.

Conclusão

Há muitas outras profissões além dessas, mas ficaríamos muito tempo descrevendo-as.

Muito provavelmente outras profissões surgirão daqui a 10, 20, 30, 40 anos, por isso é importante estarmos interessados nas mudanças que acontecem ao nosso redor.

Mas claro, nenhuma profissão é mais importante que outra e você não precisa abandonar seu cargo e mudar completamente só para se adequar ao futuro.

Pense em formas de se adaptar às novas demandas e continue fazendo aquilo a qual você é bom e gosta!