Como conquistar sua independência financeira de forma eficaz

0
65

O avanço da tecnologia nas últimas décadas trouxe enormes mudanças para a gente, principalmente por conta do acesso à informação. Muitas áreas foram afetadas por isso de forma positiva, entre elas a parte financeira.

Hoje em dia vemos um avanço muito maior no quesito de educação financeira, principalmente por acesso a assuntos tratados por influencers de finanças. Porém, muitas vezes isso não é muito bem tratado e acaba criando grandes expectativas em outros. Por isso, vamos te mostrar sem mentiras como alcançar a independência financeira.

como-conquistar--independencia-financeira
Imagem: Fabian Blank – Unsplash/ Reprodução

O mito da independência financeira

Muito provavelmente você chegou aqui querendo uma lista de passos para ficar rico. Na verdade, não será bem isso o que será falado, mas com certeza vai valer a pena. Até porque, a ideia é mostrar dicas reais e úteis para sua independência financeira e não uma fórmula mágica.

Com o surgimento de diversos de criadores de conteúdo, influencers e outras personalidades, começou a criar o mito de que é possível que todo mundo fique rico do dia para a noite – e em alguns casos a culpa não é totalmente deles. Esse mito é verdade em partes, porque realmente há exemplos de pessoas que ficaram ricas muito rápido.

A realidade é que não é impossível alcançar esse objetivo, mas também não é em um passe de mágica e não é de qualquer forma. Se você entende isso e está disposto a alcançar sua independência financeira, abaixo damos algumas dicas essenciais que podem te auxiliar nesse processo.

como-conquistar--independencia-financeira
Imagem: Freepik/ Reprodução

O que é consultoria financeira e como isso pode te ajudar?

É possível ir de endividado a investidor? Confira estas 4 dicas cruciais

Educação financeira básica

Antes de fazer mil planos e se imaginar andando de jatinho sem precisar trabalhar, é extremamente importante que você tenha o mínimo de educação financeira. Se você não sabe quanto ganha e quanto sai da sua carteira, o cenário não tem muitas expectativas de melhorar.

Na internet, há diversas planilhas já pré-prontas só para você preencher – isso pode facilitar bastante sua vida. Além disso, eliminar as despesas já será um grande passo para que finalmente você tenha dinheiro a mais.

A longo prazo

Se você realmente busca a independência financeira – ou seja, não precisar trabalhar e só viver de renda e do seu patrimônio -, sua mentalidade sempre tem que estar pensando a longo prazo. Mas isso não ocorre de uma vez e sim aos poucos.

Se livrar de dívidas e contas

O primeiro passo é se livrar de dívidas e contas altas que só contam com juros altos para você – organização financeira básica ajuda nessa etapa. Depois disso, você perceberá gradualmente que não estará mais parcelando compras. Mantenha uma quantidade de gastos de acordo com o que você ganha!

Reserva de emergência

Depois de já estar vivendo sem medo de pagar o mínimo da conta do cartão, o próximo passo é separar uma quantia para ser usada em emergências, desde menores (como fazer um reparo doméstico), até as maiores (como ficar desempregado).

É interessante que o fundo de emergência seja suficiente para você poder viver pelo menos 6 meses sem trabalho pagando o essencial (aluguel, alimentação, água, luz, etc.).

Independência total

Pouco a pouco, a realidade de só viver de renda será uma realidade. Porém, lembre que é importante que você tenha planejado muito bem tudo isso, adquirido bons investimentos e que rendam para você um bom valor.

Mudança de vida

Isso tudo requer uma total mudança de mentalidade e vida, por isso, seu padrão de vida mudará bastante durante esse processo, então não fique ansioso para que tudo dê certo de uma hora para outra. Com paciência e disciplina essas metas são possíveis de serem atingidas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here