Veja como consultar CNPJ Gratuitamente Online

Um fato é: não é fácil empreender no Brasil! Todos aqueles que possuem algum comércio ou algo relacionado a isso, passam por algumas barreiras burocráticas – principalmente aqueles que estão começando nessa área. Além do gasto financeiro que é começar um comércio, é necessário estar atento se a sua empresa está totalmente legalizada.

Aliás, muitos detalhes que até passam despercebidos podem ser considerados ilegais. Porém, algo que pode facilitar ainda mais a sua empresa é saber como está a situação legal dela por meio do CNPJ. Mas você sabe como fazer isso? E o melhor, de forma online e gratuita? Para saber mais, continue lendo e confira abaixo.

CNPJ pode prejudicar o CPF? Confira abaixo

Normalmente, quando uma pessoa não paga uma dívida; deixou de pagar o empréstimo ou por algum outro motivo não quitou pendências financeiras com alguma instituição que tenha feito algum contrato, o CPF dessa pessoa – número de Cadastro de Pessoa Física – fica constando como sujo ou pendente.

Aliás, não funciona de maneira diferente quando se trata de CNPJ. Quando uma dívida da sua empresa não é paga, ao invés de sujar o nome do empresário, suja o da empresa. Mas afinal, quando isso ocorre com a empresa, pode afetar o CPF do empresário? A resposta é: sim e não.

Quando o CNPJ fica sujo, o CPF do dono da empresa (ou dos sócios) continua intacto, porém, quando esse empresário precisar realizar algum serviço que tenha a consulta de crédito, é possível cruzar as informações (e ver que você possui um CNPJ sujo) e decidir a partir daquilo se querem prestar o serviço ou não. Então, é necessário atenção.

LEIA TAMBÉM: Consulta ao Benefício PIS Gratuitamente – Confira!

Como consultar o cnpj de forma gratuita

Antes de tudo, vale lembrar que esse tipo de tarefa pode ser feita gratuitamente. É importante dizer isso, pois muitas pessoas e empresas tentam ser aproveitadoras e querem cobrar realizar esse tipo de serviço de pode ser feito de forma gratuita.

Basta acessar o site da Receita Federal e logo no início aparecerá a opção de preencher com o cnpj buscado (é necessário também marcar a opção “Sou humano”) e ele emitirá o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Lá você poderá ver se há algum impedimento legal, dívida pendente e outras informações.

Porém, não é tão detalhado. Além disso, também é possível consultar essas e outras informações no site do Governo Federal que mostra resultados bem semelhantes ao da Receita Federal.

Como quitar dívidas do CNPJ

Após a consulta, espero que nenhuma dívida esteja pendente ainda, porém, se infelizmente o CNPJ estiver sujo, há oportunidades que você pode quitar essas pendências e limpar seu nome de vez. 

O Serasa Limpa Nome é um ótimo programa para isso. Basta acessar o site oficial, colocar seu CPF e na aba “Para sua empresa” e logo aparecerá as dívidas pendentes e os descontos disponíveis para você. Em seguida, basta escolher o melhor desconto, gerar o boleto e se livrar de vez disso.