FGTS com praticidade – Veja como consultar o benefício

Quando começamos a trabalhar de carteira assinada, talvez nem sabemos de tudo que envolve a nossa contratação – principalmente quando é o nosso primeiro trabalho. Porém, há diversas outras coisas implicadas nesse processo todo que vai além do salário.

Entre todos esses “detalhes” envolvidos, o FGTS possui um grande destaque. Você já deve ter ouvido falar sobre esse benefício (ou não), mas afinal, você realmente sabe o que significa? O que ele impacta na sua vida? Como você pode consultá-lo? Continue lendo abaixo para saber a resposta dessas e outras perguntas.

Sobre o FGTS

Além de somente um benefício, o FGTS é um dos principais direitos que os trabalhadores possuem hoje em dia. Mas de forma simples, como o próprio nome já diz (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) se refere a um valor que é depositado mensalmente para você pelo seu empregador.

Porém, esse valor não pode ser retirado a qualquer momento. Normalmente ele é sacado quando o colaborador é demitido da empresa, mas pode ser sacado em outras situações, como ocorreu na pandemia em que o Governo Federal estava liberando o saque para diversas pessoas.

Mas além disso, é muito importante que você como empregado por alguma empresa (ou em algum caso específico em que você recebe) fique atento e tenha o controle desse dinheiro. Aliás, você precisa saber se esse dinheiro está realmente entrando na sua conta. Continue lendo mais abaixo sobre como você pode estar no controle do seu FGTS.

LEIA TAMBÉM: Veja como consultar CNPJ Gratuitamente Online

Como acessar o FGTS de forma prática

Esse benefício, assim como tantos outros (Bolsa Família, INSS, Seguro-Desemprego e outros), é gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Na verdade, a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, por meio do Ministério da Cidadania, é quem realmente gerencia de forma geral. A Caixa trabalha mais na parte de distribuição da renda.

Como dito anteriormente, o FGTS é normalmente sacado depois da demissão, porém, em 2020 o Governo Federal liberou boa parte desse dinheiro para as famílias, já que houve uma crise econômica por conta do Covid-19.

Mas para poder acessá-lo e saber tudo de forma detalhada, basta acessar o próprio site do FGTS (clicando aqui). Logo em seguida, aparecerá a opção de Extratos e Saldos FGTS para mostrar todo o valor que você possui até o momento e quanto entrou todo mês.

Para acessar, é necessário colocar o seu login, que é formado ou pelo CPF ou PIS ou NIS mais a sua senha. Ao abrir a página, clique em FGTS na parte superior e em seguida em “Extrato Completo” e aparecerá todos os valores.

Acesse seu FGTS pelo celular

Se quiser saber de forma mais prática ainda, basta baixar o aplicativo do benefício, logar com seu CPF/PIS/NIS mais a senha. Depois clique em “Saldo total do FGTS” e logo aparecerá o seu resultado.

Casos de possibilidade de saque do benefício

Além da demissão, você pode solicitar uma parte: no mês do seu aniversário; para adquirir um imóvel; para um dependente que está doente; aposentadoria. Claro que cada caso pode variar, mas de forma geral, esses são alguns casos que você pode sacar o Fundo de Garantia.