Descubra como você pode ser aprovado na análise de crédito

0
61

Se você já solicitou algum serviço financeiro como empréstimo, financiamento ou até cartão de crédito, muito provavelmente você passou pela tão temida análise de crédito. Isso porque é nessa etapa que muitas têm sua solicitação negada.

Mas afinal, o que de fato é análise de crédito? Quais são os principais critérios nesse processo? Porque você pode não ser aprovado? Essas e outras perguntas serão respondidas abaixo e daremos dicas para você finalmente conseguir ser aprovado na análise de crédito.

Imagem: Pickawood – Unsplashed/ Reprodução

O que é análise de crédito?

De forma simples, é a consulta baseada no seu CPF que a instituição faz para saber se você é um bom pagador. Então, a partir do momento que você começa a fazer compras, usar serviços financeiros e outras atividades como essas, tudo de certa forma fica registrado nas protetoras de crédito. Vamos usar um exemplo abaixo para ficar mais claro.

Você vai pegar um empréstimo pessoal no Banco e para isso você leva quase todos os seus dados: identidade, comprovante de renda e moradia e muitos outros. Com isso, o banco poderá ver se você tem alguma dívida pendente, seu score de crédito, se possui renda suficiente para aquele serviço e várias outras consultas importantes.

Isso é feito para resguardar o banco de qualquer risco, perda, golpe e outras ações muito comuns. Esse processo não acontece só no banco como também em outras instituições que você solicitar serviço financeiro. Com tudo isso certo, você terá grandes chances de ter seu pedido aprovado – mas não 100% de certeza.

Imagem: rupixen – Unsplashed/ Reprodução

Cartão de Crédito Bradesco Neo Visa Platinum – Veja como solicitar

O que é consultoria financeira e como isso pode te ajudar?

Com isso em mente, podemos entender um pouco mais como ser aprovado nessa etapa e algumas dicas para isso.

Dicas para ter a análise de crédito aprovada

Para conseguir isso há algumas dicas que você pode seguir para ter seu acesso aceito. Bom, por mais que possa parecer um pouco óbvio, atrasar seus boletos pode te prejudicar – não só por conta dos juros. Mas com isso, as empresas entendem que você não é um bom pagador. Então, mantenha seus pagamentos em dia.

Tenha só um cartão! E não é nem pelo fato de você poder fazer muitas dívidas tendo muitos cartões, mas ter um cartão que não usa muito pode prejudicar sua pontuação de crédito. Por isso, concentrar seus gastos em um único cartão pode ser a melhor opção.

A ideia principal é que: manter seu o seu nome limpo de todas as formas te ajudará bastante a conseguir serviços financeiros quando você precisar.

Quase certo, mas nem tudo

Apesar das dicas anteriores serem bem efetivas e você ter seu nome totalmente limpo, pode haver muitas situações que mesmo você tendo tudo cumprido, pode ser que não te dê 100% de garantia que você irá conseguir.

Ser muito recente no mercado de crédito (quem tem 18/19 anos ou não tem muitas fontes que as instituições podem consultar, por exemplo), ter renda baixa, dívida caduca (mesmo que a dívida já tenha vencido, as vezes é possível ver que você já ficou devendo), acumula muitos juros e várias outras questões.

As situações citadas acima são claros exemplos de que às vezes não é necessário ter o nome sujo para ter o crédito negado.

Como consultar suas dívidas

Basta acessar o Serasa e outras instituições financeiras para saber como está sua situação financeira no mercado. Lá é possível ver até quanto e qual empresa você está com dívida pendente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here