Consulta ao Benefício PIS Gratuitamente – Confira

Ao entrar no mundo trabalhista, há muitas questões e termos específicos que podem te deixar na dúvida – muitas vezes a gente não sabe nem para o que eles servem. Porém, grande parte desses termos e expressões podem significar muitas coisas e ser muito importante para você.

Entre essas palavras está o PIS, mas você sabe o que realmente significa e para o que ele serve? Se você já sabe o que é, sabe como sacar esse benefício? Bom, neste texto iremos te ajudar a entendê-lo, quem tem direito, como solicitar e várias outras informações importantes.

PIS X PASEP: Qual é a diferença?

Antes de tudo, é interessante saber o significado da sigla dos dois, aliás, depois de entender isso, é mais fácil de compreender o que significa cada um. PIS significa “Programa de Integração Social” e PASEP significa “Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público”.

Bom, na verdade, ambos são um programa de contribuição social para auxiliar os trabalhadores, porém a diferença é o público-alvo de cada um. Enquanto o PIS é direcionado para os colaboradores da rede privada, o PASEP é voltado para os servidores da rede pública – funcionário público.

Mas se você é um trabalhador de alguma companhia privada, você sabe quais são as principais características e todas as vantagens e benefícios desse programa para você? Além de tudo isso, você como consultar e sacá-lo? Continue lendo o texto abaixo para saber todas essas informações.

VEJA MAIS: Veja como consultar seu CPF na SERASA

Principais características do PIS

De forma muito simples, o PIS serve para amparar financeiramente os direitos e benefícios que as empresas pagam para os funcionários. Assim, é possível que os colaboradores possam ter acesso a essas vantagens em casos necessários.

Funciona da seguinte forma: a companhia que o colaborador trabalha deposita mensalmente um valor no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), assim, todo esse valor depositado e juntado durante esse período de trabalho pode ser usado para cobrir alguns benefícios trabalhistas como abono salarial, seguro-desemprego e outros.

Claro, esse benefício pode variar bastante de acordo com cada trabalhador, é importante ver com o RH da sua empresa como funciona na sua companhia. Inclusive, o valor que você recebe também depende de um cálculo muito simples de ser feito – para saber mais como fazer esse cálculo, basta clicar aqui.

Além disso tudo, ele é também um número que é emitido no momento que você solicita sua carteira de trabalho.

Ao checar sua CTPS, observará que haverá um espaço escrito “PIS/PASEP” e um número abaixo. Inclusive, é muito importante que você nunca perca esse número, aliás as empresas/instituições usam ele quando você se torna um colaborador ou servidor.

Como consultar e sacar o PIS

Para saber as informações sobre o seu PIS, basta entrar no site “Meu INSS” e entrar com sua conta do Gov.br, caso ainda não tenha, é muito rápido e simples: coloque seu CPF, nome, data de nascimento, e-mail, celular, estado e nome da mãe.

Depois disso, coloque seu CPF e a senha que você criou (ou precisará criar). Logo em seguida é possível ver seu PIS de maneira simples e eficiente.