Consultar placa de veículo no Detran – Saiba como

Com o desenvolvimento da tecnologia, muitas burocracias foram abandonadas – ainda bem. Antes, muitas horas do dia eram gastas em filas de banco somente para sacar um certo valor da conta. Antigamente, solucionar questões que de alguma forma eram necessárias documentações, era sinônimo de demora e a espera.

Porém, mesmo que muitas instituições mantenham um modelo mais tradicional, a modernidade está tomando de conta de vários lugares. Diante disso, é muito mais fácil consultar muitas informações que antes requeriam muito tempo, como por exemplo, a placa veicular. Mas afinal, você sabe como consultar isso de forma fácil? Veja abaixo.

Foto: car.blog.br

Principais funções do DETRAN

Eu sei que você veio até aqui só para saber como consultar a placa do veículo. Porém, talvez tenha outras informações relacionadas ao veículo que você sempre teve dúvida, mas nunca soube onde consultar. Provavelmente, grande parte dessas funções são relacionadas ao Detran, mas você sabe quais são as funções deste departamento?

Caso você possua CNH, você já deve saber para o que serve, mas de forma simples, o Departamento Estadual de Trânsito é responsável por formar motoristas, administrar e supervisionar o trânsito de veículos nos seus respectivos estados e Distrito Federal. Por isso, o Detran possui algumas funções específicas, veja abaixo.

As principais são emissão, renovação, cassação, suspensão e outros serviços relacionados à CNH. Ou seja, se for relacionado à carteira de habilitação, basta procurar o DETRAN. Tudo que for relacionado a fiscalizar, controlar e administrar questões sobre transportes terrestres. E por fim, o DETRAN também cuida da parte de infrações de trânsito.

Foto: Detran/divulgação

LEIA TAMBÉM: Veja como consultar seu CPF na SERASA

Como consultar placa de veículo no DETRAN

Na verdade, caso você queira saber dados mais básicos – como ano do veículo -, há diversos sites que mostram essas informações mais principais, como o Olho no Carro que é de fácil acesso e simples. Nele também tem opções de acessar outros tipos de serviço (como consultar o Renavam), porém, essas opções são pagas.

Entretanto, para você conseguir saber de informações mais importantes, é interessante que você entre no site do Detran do seu estado (clique aqui para acessar o site de todos os DETRAN ‘s) – ou do Distrito Federal, se for o seu caso.

Porém, o Governo Federal possui uma página chamada Consulta Placa Veicular. Mas, para entrar é preciso possuir um cadastro no SENATRAN.

Porquê consultar a placa do seu veículo

Na verdade, em um sentido figurado, podemos dizer que a placa é o número da carteira de identidade do carro. Com ela você consegue saber tudo – ou quase tudo – sobre o veículo. Assim, você consegue saber se o veículo já foi furtado, se já está em dia legalmente, se já se envolveu em acidentes, qual é a origem dele e muito mais.

Com a placa, além desses fatores citados anteriormente, também é possível consultar outros documentos importantes do carro, como CSV, Renavam e outros. Então, você consegue saber de toda a “vida” do veículo. Mas claro, para acessar algumas informações, é necessário senha ou algum outro dado importante para garantir a segurança.