O que é consultoria financeira e como isso pode te ajudar?

É possível perceber um crescente interesse pelos assuntos financeiros entre os brasileiros. Muito provavelmente vem do fato de termos um índice tão alto de endividamento entre a população, porém, esse cenário tem melhorado pouco a pouco.

Nesse processo, tem muitas etapas que são importantes e contribuem para que as finanças sejam levadas da melhor forma. Por isso, a consultoria financeira pode contribuir muito para isso, mas afinal, você sabe o que é e as vantagens desse serviço? Confira abaixo como funciona e a importância para você.

consultoria-financeira-vantagens
Imagem: Towfiqu barbhuiya – Unsplash/ Reprodução

O que na verdade é consultoria financeira?

Esse trabalho consiste em basicamente um profissional/empresa que avalia e traz soluções financeiras para uma pessoa ou para uma empresa. Então, o seu objetivo principal é ajudar a administrar as finanças da melhor forma.

Para que o consultor possa fazer isso, é importante que um diagnóstico seja feito de toda a situação, quais são as entradas, os gastos, as pessoas envolvidas nesse gasto, condição do cliente (se é uma família rica ou classe média, por exemplo) e diversos outros fatores que são importantes de serem levados em conta.

É essencial que todo o processo seja levado em conta o cliente em particular – fuja de profissionais que usam os mesmos conselhos para todos! Exemplificando, uma consultoria financeira seria interessante para um casal que está buscando um plano de aposentadoria. Veja abaixo mais exemplos e vantagens!

consultoria-financeira-vantagens
Imagem: Headway – Unsplash/ Reprodução

CONFIRA TAMBÉM: 5 melhores livros sobre educação financeira

Antes de mais nada

Como foi falado acima, é muito importante que você contrate uma empresa/profissional bem qualificado. Com as redes sociais em alta, muitas pessoas (chamadas de influencers) começaram a criar conteúdo em seus perfis – e isso não é de todo ruim.

Porém, ao mesmo tempo que agora temos acesso fácil a muitos conteúdos de qualidade, diversas pessoas estão espalhando muito conteúdo não muito confiável e sem muita base do que falam. Por isso, procure por empresas confiáveis e por profissionais que sejam formados e tenham base para aquilo que instruem.

Além disso, há diversos tipos de consultoria financeira – sendo as principais: empresarial, pessoal ou familiar e investimentos -, porém, focaremos mais sobre as consultorias de finanças pessoais neste artigo, apesar de que muitas dicas sejam aplicadas para todas as outras categorias.

Quais são os serviços de um consultor financeiro?

Dentro dessa categoria, também há algumas áreas que o profissional pode trabalhar como organizar gastos e entradas, aposentadoria do cliente, orçamento, investimentos e outras funções que podem ser muito interessantes para você.

Mas independente da área que ele irá auxiliar, o primeiro passo é avaliar todo o contexto da pessoa ou família, porque só assim será possível tomar atitudes coerentes, personalizadas e que realmente tragam soluções.

Depois dessa etapa, o profissional traçará planejamentos e estratégias de curto, médio e longo prazo que farão sentido para o seu objetivo e realidade.

Quais são as vantagens e benefícios da consultoria financeira?

Bom, até aqui foi possível ver que esse tipo de serviço só traz mais vantagens para para o seu bolso, você e para aqueles que dependem da sua renda, mas confira os principais benefícios e vantagens que você pode ter com esse atendimento:

  • Melhor gestão do dinheiro;
  • Estabelecer metas reais e atingíveis;
  • Atendimento especializado quando precisar;
  • Melhor instrução para sua educação financeira;
  • Autonomia sobre seu próprio dinheiro;
  • Vida mais tranquila por saber cada gasto, entrada e planos financeiros futuros;
  • Sabedoria financeira.

Além dessas, há muitas outras utilidades que a consultoria financeira pode trazer para você e para melhorar a sua saúde financeira.