5 conselhos importantes para economizar durante uma viagem

Sabe aquele sentimento bom que temos quando estamos no período de pré-viagem? E aquela sensação de organizar tudo, separar roupas e comprar passagens? Esse momento é incrível! Porém, muitas questões podem surgir no meio do caminho, principalmente financeira.

Fazemos mil planejamentos e roteiros para vários lugares, mas percebemos que as vezes a grana pode não ser suficiente para conseguirmos cumprir tudo o que estamos querendo. Por isso, neste artigo te daremos algumas dicas interessantes para você conseguir economizar durante sua viagem.

dicas-economizar-durante-viagem
Imagem: Wander Fleur – Unsplash/ Reprodução

Antes disso

Antes de falarmos sobre o momento que você já estiver na viagem, é extremamente importante que você já tenha um planejamento prévio com quase todo o valor que já possui e qual é a quantidade permitida para gastar durante a viagem.

Se isso não acontecer, cada vez mais você será convencido pelo pensamento de “Vou aproveitar, não faço isso no dia a dia” ou então “vou comprar de recordação, vale a experiência” e outras ideias como essas são as que vão te levar ao endividamento pós-viagem.

Claro, o que queremos é aproveitar a nossa viagem da melhor forma possível, porém, é necessário estabelecermos uma margem de gasto para aquele momento. Caso contrário, o que era para ser um sonho se torna um pesadelo depois.

dicas-economizar-durante-viagem
Imagem: Ian Schneider – Unsplash/ Reprodução

VEJA MAIS: Confira estas 5 dicas financeiras para economizar para viajar

Destino

Vale dizer que praticamente tudo o que dissermos aqui pode variar muito de pessoa para pessoa, aliás, nem todos vão ter o mesmo limite de gastos.

Partindo para a questão, é impossível dizer que o destino não vai ditar a maioria do orçamento. Essa questão pode até ser mais discrepante quando você decide viajar para fora.

Quando estamos em um lugar, muitas vezes queremos visitar vários lugares perto de onde estamos, porém, é necessário colocar na balança todos os custos que teremos do nosso local até o destino que queremos visitar.

Hospedagem

Na maioria das vezes, já compramos o pacote de hospedagem antes mesmo de viajar, porém, se você tem a possibilidade de ficar em um local mais em conta (como hostel) e que faça sentido para você, não perca esta oportunidade.

Mas é necessário ver se realmente vale a pena, até porque, o barato pode sair caro.

Atrações turísticas

Antes de querer conhecer todos os lugares do local onde você está, faça um mapeamento geral das principais atrações daquela região. Isso é importante pois pode haver diversas opções gratuitas muito legais e que vão te proporcionar uma ótima experiência que você nem sabia.

Ainda relacionado a isso, esse mapeamento vai te ajudar a economizar com outros gastos também. Muitos destinos – principais lugares turísticos – possuem comércios e preços mais caros que o comum vendidos para os turistas.

Então, procure áreas que possuem preços mais comuns daquela região para você não se arrepender de ter pagado um absurdo em algo que é 3 vezes mais barato em um local que fica apenas a 2 km de distância.

Transporte

Tente sempre fazer os passeios e se locomover pela cidade a pé, isso vai te fazer economizar bastante durante a viagem. Além disso, você com certeza poderá ver muito mais detalhes daquele bairro, visitar mais locais e aproveitar da melhor forma.

Uma outra boa opção que pode ser útil para você é alugar uma bicicleta, assim, você pode aproveitar muito e ainda se locomover de forma rápida.

Conclusão

Há muitas outras dicas que poderíamos dar, mas o principal de tudo é que você tenha um bom planejamento para não gastar mais do que o necessário, mas ao mesmo tempo consiga aproveitar sua viagem da melhor forma.