Veja como economizar gasolina com a alta de preços

Muitos sonham em ter aquele carro ou então finalmente adquirir aquela moto. Trabalham muito tempo para conseguir e quando enfim conseguem, perceber que há outros gastos para poderem usar o carro como o conserto, revisão e até a gasolina.

Bom, e recentemente temos visto o preço da gasolina disparar de formas assustadoras e que até fazem a gente repensar se realmente vale a pena termos um veículo. Mas calma, no artigo logo abaixo te mostraremos algumas dicas úteis de como economizar no combustível.

dicas-economizar-gasolina
Imagem: Pedro França – Agência Senado/ Reprodução

Revisão e manutenção

Antes de mais nada, vale ressaltar que economizar no combustível vai depender em grande parte se o seu carro é de fato econômico. Ou seja, se você já está acostumado com um carro que consome muito, ainda é possível aplicar algumas técnicas para ele consumir menos, porém, não é possível fazer milagre.

Outra questão muito importante é o fato de ter que estar com o carro sempre bem revisado e com a avaliação em dia. Até porque, fatores como desalinhamento e até pneus mais murchos do que o ideal podem provocar um esforço desnecessário no carro e fazendo com que ele tenha que consumir mais combustível.

Pode não parecer, mas todos esses fatores que fazem o carro não estar completamente bem regulado podem fazer com que não só a gasolina/álcool vão embora mais rápido, como também podem te causar um prejuízo maior futuramente.

dicas-economizar-gasolina
Imagem: Reprodução/ Internet

CONFIRA MAIS: 5 dicas financeiras incríveis para quem espera pelo primeiro filho(a)

Combustível de qualidade

Por mais que pareça simples, é muito importante que você coloque no seu carro somente gasolina/álcool de boa procedência. Não é muito incomum vermos notícia ou até ficarmos sabendo de postos que possuem um combustível adulterado.

Além de prejudicar a saúde do seu motor, elas acabam não durando nada. Por mais que elas normalmente sejam mais baratas, evite a todo custo os combustíveis que não tem uma origem muito confiável.

Acelerar e frear

Evitar acelerar muito o carro pode fazer com que o combustível dure um pouco mais. Isso porque quando exigimos muita velocidade do motor, ele vai trabalhar muito rápido e forte para entregar a velocidade que estamos forçando.

Assim também, não é aconselhável dar aquelas freadas mais bruscas no carro. O mais indicado é que você preveja o próximo movimento que irá fazer e acelerar aos poucos ou então frear aos poucos para que o motor não faça muita força e acabe gastando mais gasolina.

Velocidade

Ainda ligado um pouco com o ponto anterior, tente sempre manter a velocidade da via, pois chega uma certa velocidade que o carro começa a consumir mais do que é o ideal.

Ar-condicionado

Sabemos que você espera que digamos que tente usar ao máximo o ar natural que entra pelas janelas, porém, isso pode depender da situação. Em viagens longas pela estrada, pode ser mais econômico usar o ar do que deixar as janelas abertas.

Isso porque o carro cria uma aerodinâmica melhor quando todas as janelas estão fechadas e evita que o motor faça uma força maior para manter a velocidade. Porém, no dia a dia vale a pena deixar os vidros abertos para um ar fresco entrar.

Vale lembrar que são dicas para melhorar a economia, então, não tem problema nenhum caso você queira simplesmente ligar o ar-condicionado para refrescar-se, aliás, o carro está para te servir e não o contrário.

Conclusão

Além de dar preferência de ir à pé a lugares próximos, há diversas outras dicas que podem ajudar nessa missão de economizar, mas tudo depende da sua realidade e quanto você está disposto a abrir mão de algumas questões.