Confira estas 5 dicas financeiras para economizar para viajar

0
34

Talvez, uma das melhores sensações é viajar, seja para fora ou no próprio país. É um sentimento que toma conta do nosso coração e é até difícil de explicar, é uma vivência única todas as vezes que visitamos algum lugar onde não moramos.

Mas claro, para que essas boas experiências sejam criadas na nossa memória, é necessário um pouco mais de realidade e um bom planejamento – principalmente financeiro. Por isso, neste artigo te mostraremos 5 dicas que poderão te ajudar no planejamento financeiro das suas próximas viagens.

Imagem: Jeshoots – Unsplash/ Reprodução

Primeiros passos

Antes de falar quanto você deve guardar, como deve ser sua planilha ou qualquer dica como essa, é necessário estabelecer algumas informações como: destino e limite de gasto. Claro, há outros elementos envolvidos, a quantidade a ser gasta e o destino são os principais.

Então – por exemplo – se você escolher viajar para o Japão, os seus gastos serão um certo valor, agora se você escolher viajar para uma cidade do seu país que fica há 500 km de distância da sua casa, a situação já é completamente diferente.

Claro que os exemplos são dois extremos, mas o ponto é que o seu destino dirá muito sobre o quanto você poderá/deve gastar. Para facilitar, anote as questões mais básicas que envolvem ir para aquele lugar, como custo de transporte, troca de moeda (se necessário), gastos básicos (estadia, alimentação e etc.) e várias outras.

Imagem: Nils Nedel – Unsplash/ Reprodução

CONFIRA TAMBÉM: 6 dicas para você fazer o melhor orçamento pessoal

Planejamento pessoal

Caso você queira viajar por lazer, é muito importante que antes a sua vida financeira esteja muito bem organizada. Não digo que é necessário não ter nenhuma parcela no cartão, mas ter tudo muito bem organizado é essencial.

Só dessa maneira você entenderá como anda a sua vida financeira para conseguir encaixar mais um orçamento de viagem. Depois disso, você poderá dedicar algumas linhas da sua planilha para o objetivo “viagem”.

Economize

Depois de estabelecer os pontos anteriores, agora é hora de partir para o próximo passo. Inclusive, pode parecer muito óbvio, mas caso você não tenha uma renda tão alta, é necessário fazer algumas economias na sua planilha e se necessário fazer cortes de gastos mais irrelevantes (como saídas para lanchar todo fim de semana).

Veja quanto você pode poupar mensalmente para alcançar a meta que você estabeleceu para o valor da viagem. Caso isso não seja suficiente, você também pode considerar começar a fazer alguma renda extra. Aliás, um bom momento para economizar é viajando em baixa temporada, isso salvará uma grana.

Prazos e pesquisa

Nesse processo, não só é importante estabelecer o valor a ser juntado, como também os prazos. Nunca deixe as metas em aberto como “Vou juntar o valor que conseguir até o dia da viagem”, em vez disso, coloque um valor a ser alcançado mensalmente e seja fiel em atingir esse objetivo no prazo determinado.

Além disso, é necessário que você faça muitas pesquisas para economizar ao máximo. Visite diversos sites de viagem, sempre entre no site de aviação para encontrar a melhor promoção, busque o melhor preço para acomodações. Enfim, nunca deixe para cima da hora e esteja sempre atento.

Sempre acompanhe o planejamento

Caso você não anotar e acompanhar tudo por algum método de planejamento (como a planilha), as coisas podem facilmente sair do controle. Então, qualquer alteração que você julgue ser necessária fazer, logo inclua no seu orçamento.

Há muitas outras dicas que poderiam ser faladas, mas manter a disciplina e foco são as principais para você conseguir alcançar seu objetivo e criar memórias inesquecíveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here