5 dicas financeiras incríveis para quem espera pelo primeiro filho(a)

0
56

A chegada de um filho sempre é um misto de sentimentos para o casal – principalmente sendo o primogênito. Quando surge a notícia que o bebê já está no forninho, logo começamos a idealizar como será o enxoval, o quarto, rotinas e muitas coisas.

Nesse sentido, a chegada de mais um membro na família traz muitas transformações e mudanças relevantes, sendo uma delas financeira. Mas afinal, como se preparar financeiramente para esse momento tão especial e importante? Abaixo mostramos algumas dicas que podem ser relevantes para você, confira!

esperando-o-primeiro-filho-dicas-financeiras
Imagem: John Looy – Unsplash/ Reprodução

Planejamentos e dívidas

O mais indicado, é que qualquer pessoa tenha uma organização e planejamento financeiro básico – principalmente para quem está à espera do primeiro baby. Se você não tem isso muito acertado ainda, não precisa entrar em desespero, aliás, todo momento é momento de começar a organizar-se.

Antes de mais nada, atrelado ao planejamento, tente quitar todas as suas dívidas e pendências financeiras. Quando a criança nascer, haverá muitos gastos que talvez você não consiga imaginar agora, mas não tendo nenhum déficit a ser pago já ajudará muito.

Por isso, conheça todas as despesas que você possui agora (por isso é importante uma organização) e priorize as que possuem juros mais altos. Vá seguindo esse processo até estar livre de tudo, pode até ser que você não consiga quitar tudo antes do nascimento, mas boa parte estará paga.

esperando-o-primeiro-filho-dicas-financeiras
Imagem: Ömürden Cengiz – Unsplash/ Reprodução

VEJA TAMBÉM: 5 dicas para aproveitar mais ainda o valor da aposentadoria

Estimativa de gastos x renda

Outro passo muito importante é estar ciente dos principais custos que envolve com a pré e pós chegada de um bebê. Claro que muitos você só descobre quando de fato chegar o momento, mas alguns já podem ser organizados agora como:

  • alimentos;
  • aparatos para transporte da criança (cadeirinha, bebê conforto, carrinho etc.).
  • consultas médicas;
  • creche;
  • escola;
  • fraldas;
  • medicamentos;
  • móveis para o quarto do bebê;
  • parto;
  • pré-natal;
  • roupas e vários outros.

Tendo isso em mente, você poderá ter uma noção mais geral de quantos por cento da sua renda terá que separar só para essa área. Além disso, é possível ver se será necessário conseguir um valor extra para complementar o saldo.

Reduzir despesas

Com essa nova realidade, obviamente que não será possível manter a mesma rotina e estilo de vida e mesmo que você tenha muito dinheiro, sua vida também terá que ser adaptada à realidade do bebê.

Nesse sentido, tenha em mente que os gastos agora envolvem outro membro, as saídas não serão mais tão frequentes e diversos outros custos precisam ser reajustados. Por isso, com base no novo planejamento financeiro, elimine despesas desnecessárias e que não fazem mais sentido para essa nova realidade.

Reserva de emergência

Como dito anteriormente, haverá gastos novos que antes não eram comuns e mesmo que você planeje boa parte deles, pode haver momentos em que você terá que investir um pouco mais do que o esperado.

Mesmo sendo rigoroso com a organização, é super comum surgir emergências financeiras, aliás, não temos o controle de tudo. Por isso, é importante que você faça uma fundo de emergência caso precise comprar um medicamento, pagar um exame ou algo que seja necessário.

Longo prazo

Há muitos outros conselhos que poderíamos dar como comprar um carro ideal para comportar todos vocês, uma casa maior para ter uma qualidade de vida melhor e outras dicas como essas, mas muita coisa vai sendo percebida com o tempo.

Além do mais, cada família possui uma realidade própria e que deve ser levada em conta no momento do planejamento e preparo da vinda do bebê. Mas além disso tudo, pense a longo prazo, outros custos que envolvem a criação daquela criança quando ela crescer.

Por fim, entenda que esse momento não são meras despesas, é um investimento que não pode ser comparado com nenhum dinheiro no mundo. Com isso em mente, esses dias que antecedem a chegada do novo membro serão mais leves.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here