3 dicas para não cair em golpes financeiros na Black Friday

Para os consumidores de plantão, esse, talvez, seja um dos eventos mais aguardados durante todo o ano. Aliás, são várias promoções de diversas empresas que muito provavelmente não ocorrerão novamente, então, aproveitar ao máximo todos os preços baixos é a regra!

Mas, calma! Assim como tem muitas pessoas que estão muito empolgadas para se beneficiarem das vantagens da época, também tem muitas pessoas mal intencionadas que procuram compradores inocentes. Porém, para ajudar você nessa missão, listamos 5 dicas importantes para não cair em golpes financeiros que podem ocorrer na Black Friday.

Sites confiáveis

Pensar em Black Friday é quase impossível não pensar na internet. Grande parte da população já faz boa parte de suas compras e demandas por meio de sites e aplicativos. Com essa alta de serviços pela internet, é mais importante ainda estar atento se de fato aquele site é o verdadeiro.

Com isso, muitos golpistas podem fraudar sua conta e copiar os seus dados bancários ou informações do seu cartão de crédito. Por isso, uma das primeiras dicas é não colocar informações muito importantes em qualquer site, sempre verifique a veracidade.

Até porque, hoje em dia, muitos estelionatários conseguem imitar quase que igual toda a interface do site/app, tornando muito mais fácil de alguém cair no golpe. Por isso, fique atento aos primeiros sinais de falsificação: erros ortográficos na URL, verificar selos de autenticação e até usar verificadores de site.

LEIA MAIS: Confira os principais cartões de crédito para aproveitar a Black Friday

Cartões seguros e que possui maior proteção

Talvez, quase ninguém faça compras na internet se não usar o cartão de crédito – aliás, quem não quer aqueles pontos para usar na viagem depois. Por isso, o cuidado deve ser maior ainda, pois a clonagem de cartão pode ser muito fácil.

Para isso, caso o site ofereça a opção de pagamento por meio de boleto, pix ou algum outro meio que não envolva você ter que colocar o seus dados no site, melhor ainda.

Caso você queira usar o cartão de crédito mesmo, opte por cartões seguros e que ofereçam um serviço eficiente, assim, em casos de emergência será mais fácil de você bloquear e minar qualquer tipo de fraude.

Descontos exagerados

Na Black Friday, é muito comum que diversos produtos estejam com preços absurdamente baixos – o que é melhor para gente consumidor! Porém, tome muito cuidado com esses tipos de promoções constantes e com preços fora do normal, principalmente de marcas e lojas não tão conhecidas.

Para que você não se prejudique e ainda sim aproveite todas as ofertas, pesquise bastante sobre a reputação e avaliação de clientes sobre loja que você viu a promoção. Aliás, é muito importante que você pesquise o mesmo produto (ou similar) em outras lojas, assim, fica mais fácil entender a faixa de preço dele.

Conclusão

Claro, essas não são dicas infalíveis e que são à prova de fraudes, aliás, mesmo tomando todos esses cuidados, é capaz do seu cartão ser clonado, por exemplo. Porém, seguindo todas elas no momento em que você estiver aproveitando todas as ofertas da Black Friday, as chances de algo errado acontecer são bem menores.