Confira as 5 dicas principais de como pagar mais barato nas suas dívidas

0
91

A tecnologia e o acesso à informação evoluíram bastante durante os últimos tempos e hoje em dia temos mais conhecimento sobre como administrar as finanças. Porém, por melhor que seja esse cenário, muitos brasileiros ainda sofrem com o acúmulo de dívidas.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 2021 terminou com o maior índice de pessoas endividadas em 11 anos. Mas calma, ainda há boas notícias para que isso melhore, e por isso neste artigo mostraremos 5 dicas de como pagar mais barato nas dívidas.

dicas-pagar-mais-barato-divida
Imagem: Dylan Gillis – Unsplash/ Reprodução

Organizar tudo

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você saiba quais são todas as suas dívidas. Muitas pessoas possuem muitas dívidas e não fazem ideia de onde começar, e muitas vezes isso se dá por conta de não ter as contas bem alinhadas e qual pagar.

Por isso, saiba exatamente de onde são as dívidas, valor total (com correção e juros) e possibilidades de parcelas. Além disso, em caso de mais de uma dívida, você pode organizar por instituição, juros menores e outras categorias para facilitar. Com isso, você poderá ter uma noção geral e como encaixar no seu orçamento.

Por mais que pra ter isso em ordem você tenha que parar um tempo e organizar tudo, você verá que isso trará muito mais vantagem pra você e menos dor de cabeça no processo de quitar suas dívidas. Entendido isso, podemos partir para outros conceitos.

dicas-pagar-mais-barato-divida
Imagem: Freepik/ Reprodução

Negocie suas dívidas: Como pagar menos pelo Limpa Nome no Serasa

É possível ir de endividado a investidor? Confira estas 4 dicas cruciais

Entrar em contato com a empresa/banco

O próximo passo importante é conversar com a empresa/instituição/banco com quem você tem dívida. Até porque, eles provavelmente querem tanto quanto você que essa dívida seja paga. Por isso, tentar resolver no diálogo, entendendo e explicando os motivos será muito mais fácil para vocês dois.

No momento da conversa, explique o motivo da dívida, porque não conseguiu pagar e pergunte por opções de propostas de pagamento. Não aceite simplesmente tudo que for proposto, foque nas que mais fazem sentido para o seu orçamento.

Vale lembrar que na maioria dos casos você não precisa fazer isso presencialmente, basta ligar ou entrar em contato digitalmente para resolver.

Portabilidade de crédito

Uma opção que também pode ser muito útil para você é fazer a portabilidade de crédito, ou seja, você transfere aquela dívida para outra instituição. Isso é muito útil para você negociar seu débito com outra instituição que ofereça benefícios e mais vantagens para você.

Para fazer isso, basta ligar para a empresa que você tem dívida, informar que quer fazer essa portabilidade e pedir todas as informações do débito (ela não pode negar-se a fazer isso). Depois disso, ligar na instituição que você tem interesse em negociar e informar sobre a possibilidade de fazer a portabilidade.

Priorizar dívidas com mais juros

Uma dica muito importante é priorizar as dívidas que possuem mais juros, porque quanto mais cedo você quitá-las, menor vai ser o valor total que será pago já que o valor do juros aumenta muito o valor do débito. Caso seja possível, você pode até pagar uma entrada e negociar o restante das parcelas.

Empréstimo para contas mais altas

Uma alternativa que pode ser bem interessante é pegar um empréstimo para quitar outra dívida. Mas é importante ficar atento nesse caso, pois só vale a pena se o custo do empréstimo for mais vantajoso que o valor da dívida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here