Confira 6 dicas para você economizar mais dinheiro

0
36

Conforme vamos entrando na vida adulta, começamos a lidar com diversos assuntos que talvez sejam novidades. As finanças é um desses assuntos que é inevitável de lidar para qualquer pessoa adulta, porém, muitas pessoas entram despreparadas.

Com isso, muitos acabam descontrolando-se com o cartão de crédito, contraindo dívidas, não possuem um planejamento financeiro e vários outros erros comuns. Para te ajudar ainda mais, neste artigo iremos te mostrar algumas dicas básicas de como economizar dinheiro, mas que podem salvar suas economias.

Imagem: Damir Spanic – Unsplash/ Reprodução

1. Tenha um controle de finanças

Antes de qualquer dica ou de qualquer passo que você tenha que tomar, saiba que você precisa entender sua vida financeira! É muito importante que você saiba, pelo menos, quanto que você recebe e o quanto gasta mensalmente/semanalmente. Aliás, todos os outros passos vão partir desse primeiro planejamento.

Para isso, você pode ter uma planilha de gastos básica sobre todo o dinheiro que entra para você e todo o dinheiro que sai. Assim, você conseguirá ter real noção da situação atual da sua vida financeira, então, será muito mais fácil tomar outros passos.

Claro que, depois dessa etapa você poderá colocar mais detalhes na planilha, criar outras planilhas financeiras ou elaborar outros planejamentos para estabilizar e ter total controle do seu dinheiro. Com as rédeas na mão, agora podemos partir para outros passos.

Imagem: Andre Taissin – Unsplash/ Reprodução

VEJA MAIS: Veja 3 motivos que te levam a se endividar e como se livrar deles

2. Priorize

Coloque como prioridade todos os gastos que são essenciais para sua vida como aluguel, conta de energia, conta de luz, mercado e outros. Depois disso, você coloca os gastos mais secundários que são usuais, mas não são tão essenciais (como plano de celular) e por fim os menos básicos (como almoçar fora).

Com essa clareza, você poderá distribuir da melhor forma quanto será gasto em cada etapa e os gastos fundamentais não ficarão sem ser pagos. Dica: apesar de depender da renda de cada um, saiba que é importante dedicar uma renda para o lazer.

3. Cortes úteis para gastos inúteis

Esse é um dos primeiros passos para você conseguir economizar. Claro que muita coisa depende da condição de cada um e da renda de cada pessoa, mas se você identifica despesas que mais atrapalham do que ajudam, considere eliminá-las da sua rotina.

Muita coisa prazerosa gera pequenos gastos (como lanchar na padaria, sempre almoçar fora, compras online e etc.), porém, elimine todas se elas não cabem no seu orçamento. Esses pequenos desembolsos fazem total diferença no final do mês.

4. Quite suas dívidas

Por mais que seja óbvio, eliminar esse peso financeiro pode melhorar e muito seu plano de economia. Sabe aquelas dívidas que você tenta ignorar há muito tempo? Encare elas e vença! A começar pelas que possuem taxas de juros mais altas.

5. Renda extra

Essa dica serve para além de só economizar, você poderá ter uma grana a mais no final do mês. Sabe aquele doce bem feito que só você faz? Você tem habilidade com design ou produção de texto? Use suas capacidades para gerar mais dinheiro.

6. Fundo de emergência

Por fim, comece a considerar guardar um dinheiro a mais para situações de emergência. Gás acabou de última hora? Bateu o carro? Precisou trocar o chuveiro? Com uma reserva de emergência você estará preparado para o inesperado.

Assim, pouco a pouco você verá que começará a sobrar mais dinheiro na sua conta e até poderá surgir a possibilidade de começar a investir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here