Dicas de como escolher um presente sem comprometer as finanças

Organizar as finanças para todos os gastos que temos em um mês pode ser complicado, já que podem ser muitas demandas e principalmente com imprevistos que podem aparecer a qualquer momento. Porém, não é impossível colocar tudo em ordem e ter o mínimo de surpresas negativas no fim do mês.

Sempre quando chega perto do período de alguma festividade ou da comemoração do aniversário de alguém é sempre difícil saber se vai dar presente, qual é o mais apropriado, qual o mais econômico e outras dúvidas. Por isso, neste artigo vamos te mostrar algumas dicas de como economizar na escolha de um presente através do POP.

economizar-na-compra-do-presente
Imagem: Kira auf der Heide – Unsplash/ Reprodução

Priorizar

Antes de mais nada, é importante que você coloque como prioridade aquelas comemorações e pessoas que são muito importantes que você dê presente durante o ano. Inclusive, isso vai ser decidido por você mesmo, já que pra uns dar presente no natal ou pra um primo seja muito importante, pra você pode não ser tão significativo.

Orçar

Depois de entender pra quem e quando você precisa comprar os presentes, é hora de definir o orçamento de cada um. E mais uma vez, esse valor vai variar de acordo com o que você definir já que ele será baseado no quanto você ganha, grau de importância do presente e quanto você está disposto a gastar.

É importante que você estabeleça isso de forma geral com todos os presentes do ano todo, assim, você evita o máximo de surpresas financeiras.

Planejar

Depois de entender quais são as prioridades de cada um e de ter definido o orçamento máximo de cada presente, é hora de colocar isso tudo na sua planilha. Assim, você verá se tudo o que você planejou realmente se encaixa na sua realidade, não compromete o orçamento. Diante disso, será mais fácil ajustar o que tá fora de contexto.

economizar-na-compra-do-presente
Imagem: freestocks – Unsplash/ Reprodução

4 dicas de como evitar golpes financeiros na internet

Vida de casal: Como administrar as finanças a dois

Benefícios do POP

Depois de entender o que fazer nas etapas do POP (Priorizar, Orçar e Planejar), vamos ver os principais benefícios de realizar esse processo que pode parecer um pouco chato, mas que pode ajudar você não comprometer suas finanças.

Gastar o planejado

Você não gastará mais do que esperava, pois já dedicou uma porcentagem das suas finanças somente para aquele presente. Assim, não vai haver nenhuma surpresa ou arrependimento quando chegar a fatura no fim do mês.

Aproveitar ofertas e promoções

Além disso, como você já planejou todos os presentes antecipadamente, poderá aproveitar alguma oferta ou promoção quando aparecer aquilo que estava buscando. Às vezes você ainda não definiu qual será de fato o presente para cada pessoa, mas na hora que ver algo que combina com tal pessoa e estiver em promoção, poderá aproveitar.

Fazer pesquisa

Com um planejamento antecipado, você poderá fazer pesquisa dos melhores preços quando puder e quiser, olhar em diversos lugares (físicos ou digitais) e isso vai te ajudar mais ainda a economizar na hora de comprar – o que não seria possível caso comprasse em cima da hora em algum lugar que obviamente é mais caro.

Frete no prazo

Por fim, esse benefício serve muito para quem compra na internet e principalmente para compras de outro país. Com o POP, você poderá se planejar com calma para encontrar o presente que você quer e ainda ver qual será o prazo dele até chegar na data desejada.