Quase todo mundo conhece alguém que possui pelo menos uma dívida – às vezes, essa pessoa pode até ser você. Isso não é só senso comum, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicado na CNN, o Brasil possui 27% dos consumidores endividados.
Para chegar a essa situação, há vários fatores que contribuem para esse cenário um pouco caótico. Porém, um dos principais fatores para que isso ocorra é a falta de educação financeira. Neste artigo iremos mostrar alguns cursos na área de finanças para você ter controle sobre sua vida financeira. Veja abaixo!

Como organizar o orçamento familiar – FGV
A Fundação Getúlio Vargas é muito conhecida também por oferecer diversos cursos para a população. Este curso é voltado para quem precisa gerenciar os gastos, entradas e tudo que envolve finanças dentro de uma casa – pode servir também para quem mora sozinho.
O curso é dividido em 3 módulos: Módulo 1 – Planejamento Financeiro; Módulo 2 – Orçamento e Controle Financeiros; e Módulo 3 – Educação Financeira. Ao finalizar o curso, você pode imprimir uma declaração de participação (não é um certificado). Vale ressaltar que ele pode ser feito por qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos.
Além desse em especial, a fundação oferece uma infinidade de outros cursos de diversas áreas: Administração pública, Direito, Educação e Humanidades, Estratégia e Negócios, Gestão de Setores Específicos, Liderança e Pessoas Marketing e Vendas, Relações internacionais, Tecnologia e Ciência de Dados.

CONFIRA MAIS: 5 principais canais de YouTube para você aprender sobre finanças
Gestão de Finanças Pessoais – Governo Federal
Esse é um curso básico e introdutório, porém, é extremamente útil para qualquer um que fizer. É voltado para jovens, adultos, funcionários públicos, consumidores e qualquer pessoa que tenha interesse em realizá-lo.
O curso é dividido nos seguintes tópicos:
- Nossa Relação com o Dinheiro;
- Orçamento Pessoal e Familiar;
- Crédito e Endividamento;
- Consumo Planejado e Consciente;
- Poupança e Investimento;
- Prevenção e Proteção; e
- Consumindo Serviços Financeiros.
Com base nisso, você terá uma boa visão para administrar suas finanças da melhor forma possível. Ao inscrever-se, você poderá começar a cursar imediatamente, até porque, o curso é rápido, possuindo apenas 20h. No final, você poderá obter seu certificado emitido pelo Enap.
Finanças Pessoais – SENAI
Muito parecido com o curso anterior, o SENAI oferece esse tipo de capacitação para todos aqueles que têm interesse em compreender mais sobre finanças e melhorar a sua relação com o dinheiro.
Confira abaixo os tópicos do curso:
- Determine o seu Perfil Financeiro
- Importância da Educação Financeira
- Planejamento e Finanças Pessoais
- Gerenciando suas Dívidas
- Direitos do Consumidor Endividado
- Investimentos
Além disso, no fim eles oferecem um conteúdo extra para contribuir ainda mais para o seu conhecimento. Possuindo 14h de duração, você pode começar o curso a qualquer momento.
Finanças Básicas para Empreendedores – Endeavor
Esse curso já é um um pouco mais voltado para um público específico: empreendedores que querem começar a entender ideias básicas sobre finanças. O curso é divido em três blocos principais:
- Fluxo de caixa;
- Projeções financeiras; e
- Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE).
Além de ser rápido (4h de vídeo aula) e totalmente online, a ideia é usar casos reais para que o empreendedor aprenda da melhor forma.
Como investir em Renda Fixa – B3
Por mais que finanças e investimento sejam questões diferentes, elas estão muito atreladas, até porque, depois que você tiver fazendo uma excelente gestão das suas finanças, poderá começar a investir
Por isso, a Bolsa de Valores Brasileira (B3) oferece o curso sobre como começar a investir em renda fixa, um dos investimentos mais básicos e seguros para quem está começando nessa área agora. O curso é bem rápido (1h de duração) e oferece certificado ao final.