4 dicas de como evitar golpes financeiros na internet

0
66

Todos sabemos que a tecnologia trouxe muitos benefícios para nós, diversas facilidades e praticidades não só para o nosso dia a dia, mas também para diversas tarefas e funções básicas e fundamentais na sociedade. Porém, como nem tudo são flores, com os benefícios também vêm alguns malefícios.

A internet possibilitou muita coisa boa, porém, há muitas pessoas mal intencionadas que pretendem tirar algum proveito financeiro. Para te ajudar a proteger-se ainda mais quando estiver online, nós mostraremos algumas dicas para que você não caia em golpe financeiro na internet.

evitar-golpe-financeiro-internet
Imagem: Rupixen – Unsplash/ Reprodução

Seus dados valem ouro

A primeira dica (e mais importante) é que os seus dados são muito valiosos. Grande parte dos golpes são feitos baseados nos seus dados pessoais, bancários, profissionais e etc. Por isso, é muito importante que você esteja muito atento à essa parte.

Claro que, ao mesmo tempo, informações que você oferece podem ser muito benéficas para você. Por exemplo, vamos supor que você esteja pesquisando uma roupa porém não encontra na loja ‘X’, então, o Google entende o que você está procurando para te mostrar produtos que podem te ajudar.

Ao mesmo tempo, é possível que dados muito pessoais (como conta do banco) possam parar na mão de pessoas erradas. De qualquer forma, é muito importante que você saiba como e onde está colocando os seus dados. Confira abaixo mais dicas!

evitar-golpe-financeiro-internet
Imagem: Rupixen – Pickawood/ Reprodução

SAIBA MAIS: 5 principais canais de YouTube para você aprender sobre finanças

Sites seguros

Para que seus dados estejam em boas mãos, é necessário que você esteja em um site seguro e confiável. Caso seu computador tenha um antivírus, ele provavelmente irá te impedir de entrar em sites que não são seguros.

Umas das primeiras coisas que você pode conferir é o símbolo de cadeado na parte superior indicando se a conexão é segura ou não com aquele site. Outra questão é ver se na barra de endereço possui o “https” (que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto) antes do nome do site.

Em sites de compras, é comum possuir selos de segurança, informando que aquela página é segura. Mas claro, também é possível que versões falsificadas copiem esse selo. Então, fique atento!

Avaliação da empresa

Ao fazer alguma compra online, tente sempre comprar em sites e instituições que possuem uma boa reputação. É possível ver essa avaliação em outros sites de opinião ou então na própria página alguns consumidores deixam suas classificações ao fazerem negócio com aquele comércio.

É possível conferir sobre a empresa no próprio site dela, redes sociais ou às vezes você conhece pessoas próximas que já tenham adquirido algum produto lá. Independente de onde for conferir as informações, pesquise bastante antes de colocar seus dados.

Valores baixos e negociações estranhas

Usando o exemplo de compras online, vamos supor que você esteja pesquisando um produto, assim, você fará um comparativo entre os preços encontrados. Por isso, sempre desconfie caso você ache aquele produto com um valor muito menor do que a média de preço que você pesquisou.

Claro, isso não se aplica em casos de compras de usados (como na OLX), mas é importante ficar atento a produtos que estão muito baratos para que você não caia em golpe.

Além do preço, é importante ficar atento com negociações incomuns como adiantar uma parcela, pagamento de um empréstimo antes do valor cair na sua conta ou qualquer informação de negociação que pareça estranha.

Conclusão

Cada vez mais os golpes na internet são atualizados e os criminosos se reinventam a cada momento, mas é muito importante que você saiba onde pode confiar suas informações para não sofrer nenhum tipo de dano financeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here