5 dicas para aproveitar mais ainda a aposentadoria

0
57

Muitas pessoas sonham com o momento em que finalmente vão conseguir trabalhar e viver tranquilas com o dinheiro de sua aposentadoria. Outras pessoas vão até além e fazem sua aposentadoria privada e conseguem uma boa renda para o futuro.

Porém, independente de qual seja o método que você usa para se planejar financeiramente para o futuro, é essencial que você tenha um bom planejamento para aproveitar a sua aposentadoria da melhor forma – não só financeiramente. No artigo abaixo iremos te mostrar algumas dicas importantes para isso acontecer.

Imagem: James Hose Jr – Unsplash/ Reprodução

Boa gestão

Antes de mais nada, é muito importante que você tenha uma boa gestão sobre suas finanças para conseguir aproveitar a aposentadoria da melhor forma. Na verdade, essas dicas se aplicam para qualquer pessoa em qualquer fase da vida.

Não ter algum trabalho pode talvez dar mais margem para você gastar mais com algo que não precise. Se você já possui uma organização financeira, basta continuar a fazer como sempre fez. Caso você ainda não esteja acostumado, nunca é tarde para colocar suas finanças nos trilhos novamente.

Por fim, enfatizamos esse tópico, pois depois de tanto tempo trabalhando, garanto que você não quer ficar preocupado em não ter dinheiro para pagar as contas. Por isso, para você ter mais tempo para pensar a forma como vai aproveitar sua aposentadoria, tenha uma boa organização financeira.

Imagem: Towfiqu barbhuiya – Unsplash/ Reprodução

VEJA MAIS: Confira estas 5 dicas de como economizar nas contas domésticas

Investimento

O momento da aposentadoria é finalmente o período em que você poderá usar o dinheiro que você juntou ao longo de tantos anos. Porém, as vezes não ocorre da forma que você desejava, mas ainda tem como aproveitar.

Tente sempre separar um valor da sua renda como reserva de emergência. Além disso, é importante que você guarde e invista para metas e objetivos mais a curto, médio e longo prazo (como uma viagem, compra de um imóvel).

Além do mais, você pode investir até para uma aposentadoria extra, principalmente para quem recebe só o valor do INSS.

Invista na sua saúde

Quando temos uma rotina muito corrida no nosso dia a dia, é mais difícil conseguir e manter cuidados maiores com a nossa saúde. Porém, agora com esse período de aposentadoria você pode dedicar mais tempo para isso.

Por isso, tenha bons hábitos alimentares, pratique exercícios físicos e faça consultas e exames médicos. Seu corpo é o que vai te ajudar a curtir todas as boas experiências que a vida de aposentadoria vai poder te oferecer.

Saúde não é despesa, é investimento!

Tenha um hobby

Agora você terá muito mais tempo livre, aliás, não precisará estar em um escritório durante 8h do seu dia. Você terá 8h para fazer o que você quiser!

Isso pode parecer muito interessante no começo e realmente será prazeroso. Porém, chegará um momento em que isso já não será mais tão animador assim e pouco a pouco a rotina voltará a ser mais monótona – o que é normal.

Por isso, escolha algo que você gosta e transforme em um hobby. Isso traz diversos benefícios como motivação, válvula de escape, estimula a criatividade, traz um propósito e diversas outras vantagens que podem ser essenciais para você.

Claro que é importante que você tenha um equilíbrio entre um hobby que não te custe tão caro (como colecionar carros de luxo) e que vá trazer prazer ao mesmo tempo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here