Veja os principais profissionais que operam com finanças

Manter as finanças super alinhadas e em ordem com as nossas necessidades, demandas e com aquilo que precisamos pode não ser uma tarefa tão eficiente. Na realidade, esse é um trabalho que requer paciência, olhar analítico e um passo de cada vez para entender cada etapa.

A área de finanças envolve diversas subáreas que se entrelaçam e que ajudam no setor em que estiverem atuando. Nesse sentido, surgiram diversos setores e por isso, neste artigo te mostraremos os principais profissionais relacionados às finanças – inclusive, observando a função de cada um é possível ver se algum deles consegue te auxiliar.

principais-profissionais-de-financas
Imagem: Priscilla Du Preez – Unsplash/ Reprodução

Antes de começarmos de fato mostrar as profissões e o que cada uma faz, vale ressaltar que a lista abaixo não necessariamente está em uma ordem específica. Somente estamos mostrando as principais profissões dessa área.

Bancário

Por incrível que pareça, a função de bancário ainda está muito em alta quando o assunto é finanças. Como é de se esperar, o bancário atua em instituições financeiras com atendimento ao público, auxílio financeiro, pagamentos e diversas outras funções – principalmente administrativas.

Ele fica responsável por alguns dos principais serviços que você usa no seu banco como atendimento e outros serviços internos. Para quem busca esse cargo, além de cursos relacionados à área (administração, economia e etc.), você consegue destaque com alguns certificados da área como o Certificado Profissional Anbima (CPA).

principais-profissionais-de-financas
Imagem: Adeolu Eletu – Unsplash/ Reprodução

Consultor financeiro

O consultor financeiro é responsável por ajudar empresas ou pessoas a resolver problemas ou realizar projetos financeiros. Com ele pode te ajudar com planejamento orçamentário/financeiro, gestão financeira, planejamento de aposentadoria, serviços tributários financeiros (como declarar imposto de renda) e várias outras funções.

Analista Financeiro

Essa função é bem geral, possui algumas especializações e se aplica a diversos setores e áreas, mas de forma geral, ele é responsável por atender as necessidades do cliente e o contexto em questão para aplicar os recursos financeiros da maneira mais eficiente e rentável possível.

Além de ser necessário possuir um curso superior (como ciências contábeis, administração e outros parecidos), esse profissional deve entender bastante de economia em geral, situação política, objetivos da empresa e tudo que envolve um bom desempenho do cliente.

Essa área é mais voltada para empresas e quem se interessa pelo ramo e o Chartered Financial Analyst (CFA) é um dos certificados internacionais mais completos e comuns que existe.

Gestor financeiro

Apesar de ser muito parecido com o analista financeiro, o trabalho desse profissional é mais específico, enquanto do analista é mais geral e abrange mais funções. O gestor é mais responsável por cuidar de questões como administrar as contas, planejar e analisar metas financeiras, cuidar de questões tributárias e outras funções.

Analista de investimento

Indo mais para a área de investimento, o analista desse ramo é responsável por fazer com que os seus clientes consigam fazer o investimento mais eficiente possível com base em análise. Por isso, ele fica responsável por ficar de olho no mercado financeiro, contexto econômico e os possíveis fundos de investimento.

Gestor de fundos

Já o gestor, trabalha em conjunto com o analista para entregar o melhor resultado para o cliente. Nesse caso, ele fica responsável por pegar os dados e informações geradas pelo analista e tomar as melhores decisões de investimento para a empresa ou pessoa.

Tanto o analista de investimento quanto o gestor de fundos devem possuir certificações. Para analista, a mais conhecida é o Certificado Nacional do Profissional Investimento, já para o gestor o CGA do ANBIMA é o mais comum.