Confira como receber e transferir dinheiro para o exterior

Já imaginou como eram feitas as transações financeiras antigamente? Já pensou em enviar uma carta com dinheiro dentro e ter que esperar muito tempo para que o dinheiro de fato chegasse na pessoa? Talvez esse não tenha sido o método mais usado antes, mas é completamente diferente se comparado hoje em dia.

Ainda mais com o pix, essas transferências ficaram muito mais práticas, pois você pode fazer isso praticamente em qualquer dia e horário. Porém, o pix não é algo internacional e nesses casos, o que fazer quando você precisa receber ou transferir algum valor para outro país? Te mostraremos isso no artigo abaixo.

receber-transferir-dinheiro-exterior
Imagem: Alexander Mils – Unsplash/ Reprodução

Taxas

Na verdade, antes de saber qual é o melhor método, é importante estar atento sobre as possíveis taxas envolvidas naquele serviço. Então, antes de fazer a solicitação, saiba todo o valor pelo qual você está pagando e preste atenção em taxas como IOF, spread bancário, cotação das moedas e outras questões.

Depois de ir com essa mentalidade já preparada de que haverá custos que você deve estar atento, você precisa saber onde irá fazer esse serviço. Em bancos mais tradicionais (como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander e outros) é mais comum que eles realizem esse serviço, então basta ligar lá e conferir.

Porém, esse serviço pode não estar incluído dependendo do tipo de conta que você possui. Caso seu banco aceite, o atendente dará as coordenadas sobre como fazer, quais taxas são pagas e outras informações importantes. Caso não seja possível dessa maneira, você pode recorrer às fintechs que realizam esse trabalho.

receber-transferir-dinheiro-exterior
Imagem: NordWood – Unsplash/ Reprodução

Confira as 5 dicas principais de como pagar mais barato nas suas dívidas

Saiba quais são os principais impostos que você deve ficar atento

Instituições e fintechs

Hoje em dia há muitas fintechs que oferecem esse tipo de serviço totalmente online e você consegue fazer tudo de forma online. Entre elas temos a Wise, Remessa Online, Wester Union, C6 Bank e outras.

Wise

Conhecida antes como Transferwise, ela é basicamente um serviço de operações financeiras que facilita transações e recebimento internacional de dinheiro com valores de taxas bem mais em conta do que outras empresas e instituições.

Para você poder usar a Wise, basta criar sua conta lá com login e senha, colocar alguns dados importantes que o site pede e depois definir a quantia e para quem será enviado. Vale lembrar que além de intuitivo, a plataforma está disponível em app e site.

Remessa Online

Outra ferramenta também muito conhecida para transferências é a Remessa Online onde é possível transferir valores de dólar americano, canadense e australiano, euro, libra, francos suíços e até iene japonês. Assim como a Wise, você precisa fazer o seu cadastro na plataforma e informar o valor e dados bancários para transferência.

Ao fim de tudo, o valor estará disponível para pagar e estará na conta da outra pessoa ou na sua conta da Remessa em alguns dias. Além disso, o valor pago já inclui todas as taxas inclusas no serviço e você consegue simular tudo no site.

Western Union

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Western Union também é uma instituição que oferece esse serviço de forma confiável. Estando disponível em app e site, você pode simular o valor que quer enviar para o exterior para ser creditado em alguma conta bancária ou para ser sacado.

Além dessas citadas acima, há algumas outras que podem ser interessantes para você como C6 Bank, Xoom, MoneyGram e outras.