Veja as maiores vantagens do cartão de crédito consignado

Hoje em dia, mais do que nunca, possuímos uma diversidade enorme nos serviços financeiros. Muito antigamente, pegar um empréstimo (por exemplo), era bem menos acessível do que atualmente. Porém, graças aos avanços tecnológicos, essas dificuldades tem ficado cada vez mais pra trás.

Chegamos ao ponto de termos até vários tipos de cartão de crédito disponíveis, e entre eles o cartão de crédito consignado. Mas afinal, para quem ele é destinado? Quais as principais diferenças com o cartão de crédito tradicional? Vale realmente a pena? Responderemos essas e outras perguntas no texto abaixo. Confira!

Imagem: Blake Wisz/ Reprodução

Afinal, o que é um cartão de crédito consignado?

De forma prática, ele não muda drasticamente comparado ao cartão comum, ou seja, basta passar alguma compra que você deseja, digitar sua senha (ou nem isso caso você use por aproximação) e levar o produto. Porém, ele tem algumas particularidades interessantes.

Antes de tudo, só quem pode solicitar esse cartão são servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque a fatura é descontada diretamente da folha de pagamento ou do benefício recebido. Ou seja, não é necessário que o contratante pague de forma manual.

Com isso, a emissora do cartão (como por exemplo, os bancos) consegue dar muito mais benefícios e “previlégios” para o usuário já que o risco é bem menor de não ter a fatura quitada. Há diversas instituições que oferecem esse tipo de serviço (clique aqui para conferir algumas). Agora, vejamos as vantagens.

Imagem: Rupixen/ Reprodução

CONFIRA MAIS: Cartão Visa e Mastercard da Riachuelo – Veja como Solicitar

Taxas de juros mais baixas

De longe, uma das maiores vantagens dele é o fato de sua taxa de juros ser muito mais baixa dos cartões tradicionais. De acordo com o site meutudo, os juros do consignado é entorno de 2,70% ao mês, enquanto o tradicional é entorno de 13%.

Porém, independente do tipo de cartão de crédito, é extremamente importante que você sempre leia as cláusulas de contrato e olhe todas as taxas cobradas, assim, você evite futuras frustrações e dor de cabeça. Mas claro, caso você não extrapole o valor do limite da fatura, não há com o que se preocupar com juros.

Saques

Apesar de se tratar de um cartão de crédito, é possível sacar 70% do limite do cartão. Então, por exemplo, caso seu limite seja de R$1.000 você consegue sacar até R$700 para usar da maneira que quiser. Essa é uma excelente opção para aqueles momentos de emergência.

Maior aceitação e facilidade

Com todos os documentos necessários, a maioria das instituições aceitam facilmente sua solicitação, aliás, é possível até pedir o cartão de forma totalmente online. Além de tudo isso, grande parte dos estabelecimentos aceitam o cartão consignado.

Sem anuidade e sem consulta ao crédito

Sim, essa talvez, pode ser uma das maiores vantagens. Com ele, você fica isento de pagar taxa de anuidade (e até taxa de manutenção). Caso você esteja negativado, não há muito problema, aliás, as instituições normalmente não consultam as protetoras de crédito.

Atenção!

Por mais que possa parecer muito fácil e vantajoso (e realmente é!), é muito importante que você tome alguns cuidados antes de contratar seu cartão de crédito consignado.

Então, compare bastante um cartão com o outro, o valor das taxas de juros de cada um, as condições de uso e tudo que for necessário e importante para ver todas as principais características. Assim, você evita que aquelas letras minúsculas do rodapé do contrato te deem dor de cabeça.