Banco Central – Veja como descobrir se você tem dinheiro a receber

Um dos maiores medos da vida adulta é não saber que possui uma dívida. Pensar que estamos acumulando juros de um boleto que sequer sabíamos que existia, pode causar um certo desespero. Mas hoje em dia há muitas ferramentas que nos ajudam a descobrir esse tipo de informação (como o SPC e Serasa).

Mas ao mesmo tempo, saber que temos alguma quantia de dinheiro para receber até traz alegria (principalmente para o nosso bolso). Por isso, o Banco Central lançou o Registrato, plataforma que mostra se você possui algum dinheiro para receber de alguma instituição. Saiba mais abaixo!

Imagem: Eduardo Soares – Unsplash/ Reprodução

Sobre o Banco Central

O Banco Central do Brasil (BC, BCB ou BACEN), autarquia federal ligada ao Estado, tem a principal função de gerenciar e administrar a política econômica e desempenhar o papel de Conselheiro Monetário Nacional (CMN).

A instituição surgiu em 1965 para estabelecer estabilidade e equilíbrio dos preços dos produtos de consumo e garantir o pleno funcionamento dessas relações comerciais e econômicas. O Banco Central também busca ferramentas para facilitar a vida dos consumidores.

Diante disso, a instituição criou o Registrato, plataforma onde é possível ver se você possui algum dinheiro a ser recebido e que é seu por direito. Abaixo mostramos como acessar e utilizar a ferramenta.

Imagem: Gov.br/ Reprodução

CONFIRA TAMBÉM: FGTS com praticidade – Veja como consultar o benefício

Resgate seu dinheiro no Registrato

De acordo com o Banco Central, há cerca de R$8 bilhões parados nas instituições bancárias pertencentes a diversas pessoas e empresas. Frente a essa situação, o BCB criou o Sistema Valores a Receber (SVR) na plataforma Registrato.

Assim, fica muito mais prático e ágil você consultar se você possui alguma quantia de dinheiro sem usar ou parada na conta do banco ou instituição financeira. Isso vale tanto para pessoas (CPF) quanto para empresas (CNPJ).

Como consultar Valores a Receber

Caso você queira saber se possui algum valor disponível em alguma instituição financeira/banco, basta acessar a aba “Minha Vida Financeira” do site Banco do Brasil (clique aqui para acessar). Depois disso, clique em “Consulta ao Relatório Valores a Receber“.

Logo após isso, inicie a consulta inserindo seu CPF ou CNPJ. Em seguida, a plataforma irá realizar uma rápida busca no sistema para ver se consta algum saldo para você poder sacar. Caso não haja, a pesquisa para por ali.

Entretanto, caso você tenha algum valor a ser recebido, é necessário que você consulte o Resgistrato sobre a instituição/banco que esse dinheiro está depositado, assim, você verá mais informações financeiras sobre aquela operação.

Para uma maior segurança é necessário que você possua um cadastro na plataforma (ou pelo site do Banco Central ou então pelo próprio site do Gov.br). Depois de acessar, basta consultar “Valores a Receber“.

Como receber o valor pendente

Apesar de ser R$8 bilhões parado no banco, não é possível que todo esse dinheiro seja sacado de uma vez, então é necessário que você fique atento a isso.

Há duas formas de resgatar o valor a que você tem direito: pix ou transferência/pagamento. No caso do pix, é necessário que a instituição devedora possua tenha aderido a um termo específico do BCB e o banco tem até 12 dias para a transferência.

Caso não seja por pix, você precisa deixar suas informações de contato para que o banco combine da melhor forma como transferir esse valor.

Dependendo da data que você estiver lendo esse artigo, provavelmente o site de consulta está sofrendo instabilidades por conta da grande sobrecarga de usuários desejando consultar.